Informações para pais e educadores
Header

Entrevista sobre educação domiciliar

14 de junho de 2012 | Publicado por Mariana em Homeschooling

Imagem de mãe e criança com livroEntrevista concedida pela Margarita Noyes ao Bruno Walter, do site Mídias e Modos:

Hora de homeschooling

homeschooling é uma prática americana que está crescendo em quase todas as nações do mundo. Homeschooling significa em nossa língua “escola em casa”. Na América, a prática é liberada em todos os 50 estados. No entanto, aqui no Brasil, o governo ainda faz vista grossa e tem medo de delegar aos pais uma liberdade que sempre foi deles, a de educar os próprios filhos.

Dos Estados Unidos, um depoimento exclusivo para o MÍDIAS E MODOS registra as reflexões de uma mãe americana sobre sua experiência em educar os quatro filhos em casa. Em um lar no subúrbio de Richmond, na Virginia, Michelle, Tiffany, Carlos e Tobias cresceram sem ter que ir a escola. Eles foram criados no conforto da família e chegaram ainda mais longe que um estudante comum poderia imaginar. Nós estamos falando dos Noyes, que, por conta da coragem de sua mãe, Margarita, transformaram o futuro de suas próximas gerações.

Margarita Noyes já é bem conhecida entre os brasileiros. Com um mestrado em ensino de inglês pela Columbia International University, ela leciona pela internet e também tem um programa de intercâmbio nos Estados Unidos, o qual recebe em sua própria casa muitos estudantes estrangeiros, incluindo do Brasil. Ultimamente o número de estudantes brasileiros que passam temporadas em sua casa tem crescido por conta do curso de inglês específico para estudantes de filosofia e pela proximidade com o filósofo Olavo de Carvalho.

Além disso, Margarita também ajuda os pais brasileiros que querem educar seus filhos em casa, assim como ela. Junto com a professora Mariana Discacciati, editora do site Educação de Crianças, o homeschooling já tem programa de rádio para os brasileiros, que é transmitido às quartas-feiras às 19h30. Os relatos e dúvidas dos pais brasileiros são enviados pelo e-mail mariana@educacaodecriancas.com.br para serem comentados pela Margarita durante o programa. A tradução e organização são feitas pela Mariana, licenciada e bacharel em Belas Artes e professora de artes plásticas. “Recebo muitos e-mails de mães que querem saber como é que começa”, conta. O programa de rádio de Margarita Noyes e Mariana Discacciati é muito importante pela experiência pessoal de Margarita. Lá, os ouvintes podem ouvir muitas outras experiências da Margarita sobre homeschooling.

Para Mariana, o momento atual no Brasil está mais favorável para o homeschooling. “Desde que comecei a estudar isso em 2008, este é o momento que está sendo mais discutido e aparecendo na mídia de maneira mais favorável, o que não acontecia antes”. Porém, ainda é preciso dar o passo inicial no Brasil, assim como foi feito na América, partindo do zero. “Este é o único futuro que eu vejo para as crianças aqui que querem ter uma formação séria. Independente de ser regulamentado ou não, tem que ter firmeza neste ideal de educar os filhos em casa, de acreditar nesta proposta de educação”, lembra Mariana.

Continue a ler a entrevista no site Mídias e Modos.

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *