Informações para pais e educadores
Header

Tradições de Natal

22 de dezembro de 2013 | Publicado por Mariana em Desenvolvimento infantil

Pintura Silent Night

Publiquei certa vez aqui no blog um post sobre rotinas e rituais familiares, citando um artigo que havia lido no Journal of Family Psychology. Lá, mencionei a importância que o simbolismo e o significado afetivo dos rituais tem para promover a união familiar e o senso de pertencimento nas crianças. O Natal está aí! Eis uma grande oportunidade para uma família cristã se empenhar criando e colocando em prática os rituais que a preparam para a vinda do Menino Jesus. São esses rituais que ficarão guardados nas memórias de nossos filhos, ajudando a dar-lhes o conhecimento e o sentimento do real sentido do Natal: o de nos abrirmos para a graça de Deus. Há inúmeros rituais que podem ser adotados por uma família cristã durante o tempo do Advento e no dia de Natal. Está certo, este post está muito atrasado. Mas quem sabe as sugestões não ficam para o ano que vem?

– Durante o Advento, ir montando em família um quebra-cabeça com tema natalino.

– Montar um presépio paulatinamente: primeiro os pastores e os animais, depois chegam Maria e José, no Natal é colocado o Menino Jesus e, no dia 6 de janeiro, chegam os três reis magos.

– Comemorar o dia de São Nicolau (6 de dezembro): ler a história do santo para as crianças, presenteá-las com moedas de chocolate (São Nicolau jogou anonimamente sacos com moedas de ouro na casa de um homem pobre para que suas três filhas tivessem um dote e não precisassem se prostituir). Mais sobre a história de São Nicolau e Papai Noel: “Sobre São Nicolau (e o Natal)”.

– Fazer as novenas do Natal e do Perdão em família.

– Colocar para tocar músicas de Natal e aprender a cantá-las com as crianças. No blog Domestica Ecclesia foram publicadas recentemente várias sugestões, todas disponíveis no YouTube.

– Incentivar as crianças a fazerem uma boa ação ou penitência: cada boa ação ou penitência deve corresponder a mais um pouco de palha no presépio ou uma sementinha em um pote que são ofertados como presentes ao Menino Jesus.

– Durante o Advento ir montando aos poucos a Árvore de Natal, que é símbolo da vida. Intensificar a decoração na última semana do Advento.

Criança montando árvore de Natal

 -Fazer com as crianças um presépio de papel que elas possam colorir, cortar e montar. Veja um passo a passo de como fazer um presépio de feltro.

– Montar uma Coroa do Advento, acender as velas a cada domingo do Advento e fazer uma oração em família.

– E, por último, participar da Santa Missa de Natal e preparar, com a Confissão prévia, para receber Cristo na Comunhão.

Cada família pode planejar a forma que mais lhe convém para realizar as atividades durante o Advento e celebrar o Natal. Vejam só o exemplo de uma família brasileira e de uma família americana. Bons rituais ficam guardados em nossas memórias e sempre nos lembramos deles com carinho. E assim vamos usando esses rituais como auxílio para formar nossas crianças religiosamente e espiritualmente.

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *