Informações para pais e educadores
Header

Livro com atividades para o desenvolvimento das habilidades de crianças de 0 a 5 anos

20 de junho de 2012 | Publicado por Mariana em Brincadeiras e atividades | Desenvolvimento infantil

No programa 18 do Margarita Noyes on Homeschooling, a professora Margarita Noyes mencionou o livro Slow and Steady Get me Ready, escrito por June R. Oberlander (mãe, avó e professora aposentada de jardim de infância com 22 anos de experiência em escolas públicas e particulares). É um livro bastante usado pelas famílias que educam em casa nos EUA e indicado também pela Susan Wise Bauer no The Well-Trained Mind, livro que já mencionei aqui no blog algumas vezes (vejam os posts aqui e aqui). Para quem consegue ler inglês, o “Slow and Steady Get me Ready” é um grande auxílio para o desenvolvimento das habilidades que toda criança em idade pré escolar deveria dominar. Contém a explicação e objetivos de muitas atividades para os pais fazerem com os seus filhos desde o seu nascimento até os 5 anos de idade, sendo uma atividade por semana. Abaixo, segue uma tradução que fiz de um pequeno trecho do livro, a introdução da primeira parte (“Nascimento – 1 ano de idade”):

Os educadores estão começando a acreditar que a estimulação consistente e que se inicia bem cedo é muito importante para o desenvolvimento de uma criança. Seu bebê irá amadurecer eventualmente e será capaz de realizar as atividades de habilidades básicas sugeridas e apresentadas neste livro. No entanto, se seu bebê parecer não responder (não estar pronto) às atividades sugeridas, tente novamente todos os dias. Seja coerente e tenha consciência de que bebês não são como relógios. Eles se desenvolvem em ritmos diferentes e não necessariamente nas mesmas áreas e nas mesmas idades.

Por outro lado, seu bebê pode mostrar sinais de respostas (estar pronto) às atividades de habilidades mais cedo do que a época que sugerimos. Está bem introduzir atividades de habilidades que sejam um pouco mais avançadas, mas ir muito adiante pode não ser a melhor coisa para o seu bebê. Indo muito adiante, seu bebê pode perder habilidades básicas que poderiam ser a fundação para as futuras atividades para seu desenvolvimento.

Pesquisas confirmaram que bebês nascem com bilhões de células cerebrais, muito mais do que eles têm ao completar três anos e quase o dobro do que têm quando chegam à fase adulta.

Promover as habilidades domésticas básicas no tempo certo é essencial para maximizar o potencial de aprendizado de uma criança.

Pense no cérebro de uma criança como sendo um computador. Ele organiza e armazena informação.

A repetição de atividades é muito vantajosa. Quanto mais um bebê repete uma atividade, mais seguro e receptivo ele será. Esta é a fundação para o aprendizado do bebê. Isto se chama aprendizagem mecânica. Os processos de pensamento, raciocínio e associação de uma criancinha são muito imaturos. A aprendizagem mecânica irá ajudar no desenvolvimento dessas habilidades até seu potencial máximo.

As atividades para o desenvolvimento de habilidades desta seção são feitas para ajudar no desenvolvimento do pensamento, raciocínio e associação. A chave para o aprendizado de um bebê é introduzir e desenvolver habilidades no tempo certo. Uma lacuna no aprendizado e no desenvolvimento de uma criancinha é o que os educadores acreditam ser causa de muitos problemas de aprendizado e comportamento em casa e na escola. O tempo ideal é da maior importância. A criança deve ser educada com amor, gentileza e consistência. As atividades recomendadas devem ser administradas em horários apropriados ao longo do dia. Um horário pré-estabelecido é algo muito rígido e pode causar ansiedade na mãe, no bebê ou em ambos. A forma como uma mãe interage com seu filho é muito importante. Boa inflexão vocal com elogios, consistência sem pressionar, gentileza e amor irão permitir que seu filho cresça com uma atitude positiva em relação a si mesmo e ao seu ambiente. 

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

2 Comentários



Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>