Informações para pais e educadores
Header

Habilidades para crianças de 4 a 6 anos

7 de maio de 2012 | Publicado por Mariana em Desenvolvimento infantil

Menina e bebê comendo

Existem habilidades básicas que crianças de todas as idades devem desenvolver dentro de um determinado período. Se uma criança recebe a atenção devida em casa, tem pais cuidadosos, pacientes e interessados em sua educação, muito provavelmente irá desenvolver as habilidades comuns para sua idade. No entanto, é sempre bom que os pais conheçam algumas dessas habilidades para que possam trabalhá-las com seus filhos, ajudando-os a crescerem e amadurecerem. Pesquisando sobre isso, encontrei no site da Calvert School (uma empresa de currículo americana) uma breve lista das habilidades a serem desenvolvidas por crianças no jardim de infância, o que corresponde às idades de 4 a 6 anos. Uma lista como esta ajudará os pais, principalmente os que optaram por educar em casa ou ainda não enviaram seus filhos para a escola, a identificarem os pontos fracos de seus filhos para que possam orientá-los. É importante ter sempre em conta que crianças se desenvolvem em ritmos diferentes e que podem não adquirir todas essas habilidades de uma só vez ou exatamente na mesma idade que um irmão ou outra criança. Eis abaixo a lista da Calvert School que traduzi para os leitores aqui do blog e coloquei em um arquivo no formato PDF para download e impressão.

Check-list de habilidades para crianças de 4 a 6 anos

 

Habilidades acadêmicas

  1. Você ou outras pessoas conseguem compreender seu filho(a) quando ele(a) fala?
  2. Consegue repetir uma sentença de seis a oito palavras?
  3. Presta atenção em uma história curta quando a lêem para ele(a)?
  4. Consegue recontar eventos simples de uma história que tenha escutado?
  5. Consegue dizer o significado de palavras simples como varrer, escovar, cavalo, etc.?
  6. Se forem mostrados quatro objetos, é capaz de contá-los?
  7. Pode lhe dizer o que está faltando se você desenhar a figura de uma pessoa sem uma perna ou braço, ou com o rosto sem os olhos ou nariz?
  8. Consegue dar nome a um triângulo, quadrado ou círculo quando os vê?
  9. Começou a reconhecer as letras?
  10. Mostra familiaridade com rimas quando escuta palavras que rimam?
  11. Compreende que palavras faladas correspondem a palavras escritas?
  12. Está começando a escrever algumas letras do alfabeto ou mostrar interesse em escrever seu nome?
  13. Consegue identificar cores básicas: vermelha, verde, azul, amarela?
  14. Compreende o conceito de palavras como dentro, fora, em cima, embaixo?

Habilidades motoras

  1. Consegue traçar ou desenhar uma linha?
  2. Está começando a cortar com tesoura sem ponta?
  3. Consegue vestir-se sozinho: fechar o zíper ou abotoar o casaco, calçar as meias e sapatos?
  4. Está começando a segurar gizes e lápis corretamente?
  5. É capaz de correr, pular e caminhar em linha reta?
  6. Utiliza os talheres corretamente?
  7. Consegue agarrar uma bola de tamanho médio?
  8. Consegue completar um quebra-cabeça de cinco a dez peças?
  9. Consegue desenhar e colorir uma figura sem rabiscar?
  10. Consegue desenhar ou copiar um quadrado?

Habilidades sociais

  1. Termina uma tarefa antes de começar outra?
  2. Consegue seguir um passo-a-passo simples de duas etapas?
  3. Expressa sentimentos e necessidades com palavras?
  4. Faz perguntas sobre coisas ao redor de si?
  5. Está começando a esperar sua vez para fazer as coisas?
  6. Usa palavras ao invés de se expressar fisicamente quando nervoso?

Consciência de informações pessoais

  1. Sabe seu o nome completo?
  2. Sabe sua idade?
  3. Sabe seu endereço e número de telefone?
  4. Sabe os primeiros nomes de seu pai e de sua mãe?

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>