Informações para pais e educadores
Header

Características dos estudantes e métodos de ensino de acordo com o Trivium

29 de maio de 2012 | Publicado por Mariana em Desenvolvimento infantil
Fotografia de Dorothy Sayers

Dorothy Sayers (1893 - 1957)

Há alguns meses publiquei aqui no blog um post sobre o maravilhoso ensaio de Dorothy Sayers, “As Ferramentas Perdidas da Aprendizagem“. Neste ensaio, Dorothy Sayers descreve as fases de desenvolvimento da criança, as quais ela nomeou “papagaio”, “arrojado” e “poético”, e mostra como cada uma das etapas do Trivium (Gramática, Dialética e Retórica) está relacionada a essas fases de desenvolvimento:

“Olhando para o meu próprio passado (uma vez que eu sou a criança que melhor conheço e a única criança que eu posso fingir conhecer no interior) eu reconheço três estágios de desenvolvimento. Estes, numa forma simples chamarei o ‘Papagaio’, o ‘Arrojado’ e o ‘Poético’ — este último coincidindo, aproximadamente, com a ocorrência da puberdade. O estágio ‘Papagaio’ é aquele no qual o aprendizado intuitivo é fácil e, como um todo, prazeroso; enquanto que o raciocínio é difícil e, como um todo, de pouco prazer. Nesta idade, a pessoa memoriza as formas e as aparências de coisas com facilidade; gosta de recitar os números das placas de carros; alegra-se com as rimas e os sons guturais de polissílabos ininteligíveis; gosta do simples acúmulo de coisas. A idade do estágio ‘Arrojado’, que se segue àquela (e, naturalmente, durante algum tempo mescla-se com ela), é caracterizada por contradizer, por responder, por gostar de “descobrir erros dos outros” (especialmente parentes mais velhos); e pelo gostar de propor charadas. Sua capacidade de incomodar é extremamente alta. Usualmente se aquieta mais durante o nível escolar secundário. A idade do estágio ‘Poético’ é conhecida popularmente como a idade “difícil”. Nela o indivíduo é introvertido, tem forte necessidade de expressar-se; de certa forma torna-se especialista em ser incompreendido; é incansável e tenta alcançar independência; e, com sorte e um bom direcionamento, deveria mostrar os começos de criatividade; um esticar-se ao encontro de uma síntese do que já sabe, e uma ânsia deliberada de conhecer e de fazer alguma coisa, em preferência a todas as demais. Agora, a mim me parece que o desenho do “Trivium” se adapta com singular perfeição a estas três idades: a Gramática para a idade ‘Papagaio’, a Dialética para a idade ‘Arrojada’ e a Retórica para a idade ‘Poética’.”

Recentemente encontrei no site da Logos School (escola de Educação Clássica nos EUA) uma tabela que enumera as características dos estudantes e os métodos de ensino mais adequados para cada idade levando em consideração o ensaio de Dorothy Sayers. Pareceu-me um recurso riquíssimo para os pais que querem seguir a Educação Clássica. Fiz uma tradução da tabela e a disponibilizo abaixo, espero que seja bastante útil e esclarecedora. O arquivo original pode ser encontrado na página do site da Logos School que descreve a educação cristã e clássica desta escola (no link “The Lost Tools Chart”).

Tabela Ferramentas Perdidas Da Aprendizagem

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

7 Comentários

  • Olá Mariana,

    Parabéns pelo blog, graças ao seu trabalho pude comprar nessa reta final de gravidez livros ótimos do Gary Ezzo e do Padre G. Courtois para educar melhor meu filho. Estou lendo também os livros do Gary Doman sobre estimulação de bebês e muitos outros sobre educação cristã (a maioria da editora Quadrante)..
    Eu e meu marido queremos aplicar o Trivium na educação de nossos filhos (ainda não tenhos nenhum, nosso primeiro nasce em junho ou julho).
    Nós combinamos de aprender o Trivium juntos para ensiná-los, essas tabelas que você postou são ótimas para enfatizar os pontos do Trivium adequados para cada fase da criança.
    A minha pergunta é a seguinte: existe algum livro ou site com um programa de ensino mais detalhado sobre o Trivium? Caso não exista, como podemos fazer para montar um?

    Abraços,
    Vivian

    • Mariana says:

      Olá, Vivian,
      Obrigada! E parabéns pelo neném que está chegando! E que bom que você conseguiu os livros do Gary Ezzo antes do neném nascer! Será muito mais fácil se você começar a seguir a rotina proposta no livro desde o primeiro dia de vida do seu filho. Eu às vezes leio os posts do site http://maternidadeproativa.blogspot.com.br/, pois são relatos de mães brasileiras que aplicam o método do Gary Ezzo. Talvez possa te ajudar, pois você pode ir aprendendo com os erros e conselhos delas.
      Você conhece os artigos sobre educação clássica no site Aristoi http://aristoi.wordpress.com/artigos/? Podem te ajudar no embasamento sobre Educação Clássica. Sobre o programa de ensino mais detalhado, infelizmente não conheço nada em português e não acho que exista algo. Mas se você ou seu marido lêem inglês, uma referência muito boa que poderá servir como guia para o homeschooling dentro de uma educação clássica é o “The Well Trained Mind”: http://www.amazon.com/gp/product/0393067084/ref=as_li_qf_sp_asin_il?ie=UTF8&tag=educadecrian-20&linkCode=as2&camp=217145&creative=399369&creativeASIN=0393067084 . Este livro é completíssimo e embora as referências de materiais que são nele indicadas estejam em inglês, dá para tentar adaptar algumas usando o que temos disponível aqui no Brasil e também criando novos materiais.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço.

  • Olá Mariana,

    Obrigada pelas indicações, vou buscar mais informações.

    Abraços.

  • Roberta says:

    Tem o livro O Trivium, da editora É Realizações.

  • Petrônio says:

    Muito bom esse material que você postou. Obrigado pelas dicas!

  • Myrella says:

    Simplesmente amando seu blog. Sou mãe e biomédica e não sabia nada de educação infantil e seu blog me ajuda e muito. Obrigada.

  • Renata says:

    Olá! Querida, amei seu blog! Sou mãe e educo meus 3 filhos em casa. Essa tabela vai me ajudar demais!. Bjim e obrigada!



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *