Informações para pais e educadores
Header

A importância das rotinas e rituais familiares

13 de abril de 2012 | Publicado por Mariana em Desenvolvimento infantil

Fotografia de um jantar em famíliaNo final do programa 11 do Margarita Noyes on Homeschooling eu e a professora Margarita conversamos um pouco sobre a importância dos rituais familiares para crianças e jovens. No programa eu mencionei um artigo publicado pelo Journal of Family Psychology que eu havia lido há bastante tempo onde os autores analisavam publicações a respeito de rotinas e rituais familiares: “A Review of 50 Years of Research on Naturally Occurring Family Routines and Rituals: Cause for Celebration?“.

No artigo os autores demonstram que rituais e rotinas familiares são fundamentais para prover união e fortalecimento das relações familiares, senso de identidade pessoal (principalmente de adolescentes), estabilidade, manutenção do contato familiar e satisfação matrimonial. No artigo são apontadas as diferenças entre rotinas e rituais: as primeiras são as ações do dia a dia que têm de ser realizadas com regularidade e que são momentâneas, ou seja, não trazem uma reflexão posterior. Já os rituais são mais simbólicos, duradouros e têm um significado afetivo que ficam marcados na memória. Rituais como jantares em família, reuniões de domingo e tradições familiares fazem com que uma criança desenvolva um senso de pertencimento e do que é certo.

As rotinas, que apesar de não serem experiências marcadas pela afetividade e pelo simbolismo dos rituais, são também importantes: “as práticas de rotinas familiares são uma indicação da organização familiar e são importantes para a saúde psicológica e bem estar de seus membros”. Além disso, as “mães de bebês reportam mais satisfação em seus papéis de mães e sentem-se mais competentes quando há rotinas regulares no lar. (…) Crianças com rotinas regulares de horários para ir para a cama resolvem dormir mais cedo e acordam com menos frequência durante a noite do que aquelas com rotinas menos regulares”.Fotografia de família lanchando

Rotinas e rituais são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança e para a qualidade das relações familiares. Portanto, vale a pena o esforço dos pais para manterem rotinas com seus filhos como hora de dormir, horários de refeições, tarefas domésticas diárias, horário para estudar; e rituais como almoços de domingo, orações antes das refeições e a hora da leitura com toda a família.

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

3 Comentários

  • Talita says:

    Olá Mariana,

    Sou nova por aqui e pra falar a verdade nunca pensei em homeschool minhas filhas (até agora, rs). Nem sabia que isso era permitido no Brasil! Conheço estrangeiros que o fazem e até já passei o endereço do blog para eles porque achei sua iniciativa muito interessante. Quem opta pela educação em casa deve precisar de muitas ferramentas e dicas úteis como as que você oferece aqui já que é muito raro encontrar outras famílias na mesma situação pra poder compartilhar experiências. Muito bom! Eu vim parar aqui pois também tenho um blog e seu endereço estava entre os sites de referência para origem de tráfego quando fui consultar as estatísticas de acesso. Fiquei curiosa e vim para conhecê-lo! Gostei deste post sobre a importância da rotina para a formação da criança. Apostei nela com minhas 2 filhas (depois de ler o livro Nana Nenê) e o resultado foi surpreendente. Além de dormirem a noite inteira desde bem novas, as duas são crianças bem tranquilas. : )

    Talita

    • Mariana says:

      Olá, Talita! Que bom que você gostou aqui do blog! Aqui no Brasil já temos várias famílias educando em casa e esta modalidade está cada vez crescendo mais aqui. O seu blog só pode ser o http://www.maternidadeproativa.blogspot.com.br/, não é? Gosto muito das postagens de vocês, acompanho todas! Acho ótimo porque vocês relatam suas próprias experiências, acertos e dificuldades que encontram como mães. Parabéns!
      Um abraço,
      Mariana

  • jaspe kikas says:

    rituais familhares são importantes porque valorizam a tradição de familias



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *