Informações para pais e educadores
Header

Passeio educativo e Ciências Naturais

28 de dezembro de 2011 | Publicado por Mariana em Brincadeiras e atividades | Ciências Naturais | Homeschooling
Cheguei aos Estados Unidos há duas semanas com o intuito de aprender mais sobre como funciona o homeschooling aqui. Estou na casa da família Noyes, na Virginia. Aqui há muito que aprender, prateleiras cheias de livros sobre homeschooling, biografias, ciências naturais, história e literatura para todas as idades. Há também um piano, flautas, violões, guitarra. No primeiro dia que cheguei aqui, Margarita Noyes me levou para um passeio pelo bosque que rodeia sua casa para me mostrar como ela ensinava ciências naturais para os filhos dela quando eram crianças. Nada de livros didáticos! O que ela fazia era passear com as crianças e ir mostrando a elas detalhes da natureza e fazendo perguntas para que elas tentassem descobrir por que as coisas eram daquela forma ou por que funcionavam daquele jeito. Ela fazia perguntas como:
fotografia de folha vermelha
  fotografia de árvores
“Por que a raiz desta árvore está exposta? Isso não é comum para essa espécie de árvore!”
“Por que será que a folha desta árvore fica vermelha?”
“Por que as folhas de algumas das árvores já caíram e as de outras não?”

 

As perguntas estimulam às crianças a raciocinarem e usarem a imaginação para descobrir a resposta correta, o que é muito diferente de dar um monte de respostas e informações prontas. Também os encoraja a fazerem suas próprias perguntas e desenvolverem sua curiosidade, tão necessária ao aprendizado. e Livros de ciências naturais ajudam a identificar espécies de plantas e animais e uma pesquisa anterior pode ajudar muito os pais a fazerem as perguntas corretas e a guiarem o passeio de forma produtiva.
Sempre que possível os pais deveriam levar seus filhos para passeios educativos, onde as crianças podem dar muito mais sentido para o que aprendem do que lendo um monte de informações num livro didático.

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *