Informações para pais e educadores
Header

Lapbook: ótimo recurso visual para o aprendizado

19 de junho de 2012 | Publicado por Mariana em Brincadeiras e atividades | Homeschooling

No programa 16 do “Margarita Noyes on Homeschooling” a Margarita falou rapidamente sobre os “lapbooks”, como são conhecidos nos EUA. São pastas ou fichários com recortes, desenhos, “mini livros” e dobraduras feitas com papéis coloridos; é um recurso muitíssimo usado pelas famílias de homeschoolers nos EUA. Um dos principais objetivos é ajudar a criança a compreender um conteúdo e a memorizar fatos e outros dados (nomes de presidentes, planetas do sistema solar, capitais e estados do país, etc). Com um lapbook uma criança pode organizar o seu conhecimento sobre determinado assunto ou sobre algum projeto que esteja desenvolvendo (como ocorre bastante nos projetos de Unit Study). Além disso, é uma boa forma de trabalhar a coordenação motora da criança e criar uma motivação maior para o aprendizado de algum tema (veja aqui um ótimo exemplo de um lapbook utilizado em um projeto de Unit Study sobre a Revolução Americana).

Uma vez tive um aluno que simplesmente não conseguia ficar parado ou calado enquanto eu estivesse explicando alguma coisa, a não ser quando ele ficava segurando ou manipulando algum objeto. Quando partíamos para a atividade prática ele se transformava: ficava extremamente concentrado e envolvido. Este aluno aprendia de uma forma mais sinestésica, ou seja, precisava se movimentar para conseguir apreender alguma coisa do conteúdo. Se na escola ele tivesse mais oportunidades de fazer atividades onde pudesse colocar as mãos na massa, como com um lapbook, com certeza seria um aluno exemplar, e não o desordeiro da turma. O lapbook é também uma maravilhosa ferramenta para crianças que têm um estilo de aprendizado mais visual, pois aprendem melhor se puderem contar com estímulos visuais, como tabelas, gráficos, desenhos, esquemas e resumos.

Existem várias formas de fazer um lapbook. Quando eu estive nos EUA e conheci a família Lacquement, Jeannine me mostrou os lapbooks da Niqui e da Hope, que eram bastante criativos e mais livres se comparados a outros que encontrei depois na internet.

Lapbooks da família Lacquement:

Lapbook sobre astronomiaLapbook sobre

Lapbook sobre os paísesLapbook sobre turismo

Se os pais ou professores tiverem algum conhecimento de arte e design podem ainda ensinar à criança diagramação, tipografia e composição. Esta miscelânea de habilidades e conteúdos para se aprender em uma mesma atividade é um dos grandes benefícios do homeschooling. Se os pais estiverem atentos poderão ensinar uma infinidade de coisas em um simples exercício, desde que consigam perceber e explorar as possibilidades.

Por fim, seguem algumas boas referências sobre lapbook, para quem ficou interessado e quer começar a colocar a ideia em prática:

Exemplos de lapbooks no Flickr:

http:[email protected]/sets/72157607234305646/

http://www.flickr.com/photos/madhouseacademy/sets/

http://www.flickr.com/photos/prayingmother/collections/72157611111430811/

http:[email protected]/collections/72157601906639826/

Outras dicas e orientações sobre lapbooks:

Lapbooking and Unit Study Themes (Fazendo lapbooks com temas de estudos integrados)

How to Plan a Lapbook (Como planejar um lapbook)

Minibook Gallery (exemplos de como fazer as dobraduras e recortes para o interior do lapbook e explicações sobre qual tipo de conteúdo pode ser melhor aprendido com cada tipo de dobradura).

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

6 Comentários



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *