Informações para pais e educadores
Header

Poesia, memorização e educação da imaginação

13 de janeiro de 2014 | Publicado por Mariana em Linguagem e literatura
Prima Ballerina-Edgar Degas

Prima Ballerina, Edgar Degas, 1876

Há cerca de dois meses comprei o livro de poesias Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles, por indicação do professor Carlos Nadalim, do excelente blog Como Educar Seus Filhos. Mas antes mesmo de adquirir o livro eu já vinha escutando um áudio com as poesias lindamente declamadas, a fim de conhecê-las e memorizá-las. Me deparei então com o poema “A Bailarina” e percebi que consegui memorizá-lo após ter escutado apenas duas ou três vezes, ao contrário dos outros, que até hoje não consegui decorar! Me veio então à tona o fato há muito esquecido de que foi este poema, “A Bailarina”, que, aos 10 anos, escolhi para memorizar para declamar em sala de aula em uma apresentação de Português ou Literatura. Este fato exemplifica muito bem o poder de memorização (tema recorrente aqui no blog!) de uma criança e sua importância também para a educação do imaginário, de que tão bem nos fala o professor Francisco Escorsim. Quisera eu ter decorado mais um monte de lindas poesias, lido literatura de qualidade e escutado boa música quando criança!

Quem nunca reparou que quando a criança gosta de algo, por exemplo, um desenho animado, uma música, ela faz repetir dezenas e dezenas e dezenas de vezes seguidas, e depois ainda fica cantarolando, repetindo falas, imitando etc.? Por quê, para quê? E como não cansa, não enjoa?

Dão-se aí três ações: contemplar, decorar e recordar. Não por acaso as palavras decorar e recordar têm a mesma raiz etimológica, vêm do latim cordis, coração. Ou seja, decorar é guardar no coração, recordar é trazer algo dele. Mas o que se guarda no coração senão o que se ama? Francisco Escorsim

Eis a poesia tal como está no livro:

a-bailarina

Para conhecer melhor o trabalho que o professor Carlos Nadalim vem fazendo com o blog Como Educar Seus Filhos, cadastre-se em sua lista exclusiva, onde você irá receber preciosas dicas práticas sobre o que realmente é eficaz em educação e poderá aplicá-las com seus filhos. Através desta lista você também ficará informado sobre os cursos que o professor está preparando e ministrando, como o “Ensine seus filhos a ler de forma eficaz“, cujas inscrições infelizmente já estão encerradas (mas que, felizmente, estou participando!).

Sobre a importância da educação da imaginação o professor Francisco Escorsim explica muitíssimo bem em seu site pessoal. Não deixem de ouvir também a entrevista que ele concedeu à Camila e ao Gustavo Abadie no programa Encontrando Alegria, na Radio Vox.

Este post estava dentre os rascunhos a serem publicados já há alguns dias. Ainda bem que não o publiquei antes, pois o professor Carlos Nadalim acabou de lançar um novo vídeo onde justamente indica o livro Ou Isto ou Aquilo! Imperdível! Com a licença do professor, eis abaixo o vídeo. Os demais podem ser acessados no canal do Como Educar Seus Filhos no YouTube!

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

3 Comentários



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *