Informações para pais e educadores
Header

Biografias para crianças

5 de Janeiro de 2012 | Publicado por Mariana em Áreas de conhecimento | Biografias | Homeschooling

Neste vídeo a professora Margarita Noyes fala sobre a grande importância das biografias de grandes homens na formação do caráter de crianças e jovens. Ela conta sobre sua experiência e indica alguns livros de biografias para crianças. No Brasil não conheço bons livros infantis de biografias e, portanto, reforço a dica da Margarita: os pais brasileiros podem pesquisar biografias que valham a pena ser contadas e recontá-las para seus filhos. Ou ainda adquirir os livros em inglês e recontá-los em português. No Brasil os materiais e livros de qualidade para crianças são muito escassos se comparados à riqueza de publicações existentes nos Estados Unidos. Ainda é preciso produzir tudo isso em português, mas, até que isso aconteça, os pais precisam pesquisar alternativas e adaptar as dicas da Margarita para a realidade brasileira.

Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0 Você pode deixar um comentário, ou trackback.

10 Comentários

  • João da Silva says:

    Encontrei algumas biografias. Não sei se são boas, mas são para crianças. A série Mortos de Fama da Companhia das letras:
    http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11576

  • cassia says:

    Infelizmente o Brasil além de não ter muitas opções disponíveis, temos o fato de as crianças não serem incentivadas a ler como deveria. Apesar disso, aqui estamos começando a alfabetização com nosso pequeno e vamos pesquisar sobre a vida de Monteiro Lobato, Maria Montessori (tem um filme sobre a vida dela) Piaget, Freinet e tantos outros educadores que propuseram uma nova metodologia para o ensino. Obrigada pelas informações.

    • Mariana says:

      Olá Cássia, realmente no Brasil as crianças, quando são incentivadas a ler, lêem qualquer coisa. Parece-me que para alguns pais e o professores o mais importante não é a qualidade da leitura, e muitas vezes eles sequer têm conhecimento do conteúdo dos livros. O filme da Maria Montessori é muito bom mesmo e a vida dela merece ser contada! Não tenho conhecimento sobre as vidas do Piaget ou do Freinet, mas tenho grandes restrições às propostas pedagógicas do Piaget (sobre o Freinet ainda preciso pesquisar mais). Mas acho que a questão é saber selecionar biografias que mereçam ser contadas para inspirar a enriquecer a imaginação da criança com grandes exemplos. Portanto, creio que o mais importante é contar a vida de pessoas de grandes virtudes morais e espirituais, e não a de pessoas que produziram obras no meio intelectual, pois nem sempre suas vidas são exemplares.

      • cassia says:

        Mariana, nem eu conheço tudo sobre esses que citei, mas creio que é importante conhecer e discutir inclusive o que não aprovamos. Só assim depoid de anos de leituras eu consegui conhecer-me e saber o que quero e o que não quero. Quero muito que meus filhos aprendam a ter um espírito crítico, mesmo que 6 anos pareca cedo – não é – que não aceitem tudo o que lêem como verdades, que reflitam e confrontem com o que o coração aponta; e que mesmo aquele autor /personalidade que a princípio não simpatizamos e/ou aprovamos tem algo a acrescentar. Tudo é aproveitável na verdade, quero muito passar esse princípio a eles porque encontrarão de tudo no mundo, e espero que saibam selecionar de acordo com seu princípios. Isso jamais aprenderiam na escola, só no homeschooling mesmo.

        • Mariana says:

          Olá Cássia,
          Eu acredito que quando a criança é muito nova é preciso enriquecer seu imaginário com histórias e imagens belas e boas, acima de tudo. Não é hora de se desenvolver o espírito crítico. Sei que falar em desenvolver o espírito crítico é muito comum nas escolas, mas não faz muito sentido tentar criar isso numa criança. Ela precisaria sim é de muita informação para depois, bem mais velha, poder fazer escolhas inteligentes e baseadas em seus valores e crenças. O post que publiquei hoje explica muito bem esse assunto, trata-se de um trecho de uma entrevista com o filósofo Olavo de Carvalho.

      • Mariana says:

        Sobre a vida da Maria Montessori, uma das leitoras aqui do blog me alertou e me enviou o seguinte artigo do Heitor de Paola: http://www.midiasemmascara.org/artigos/movimento-revolucionario/12757-exterminadores-do-futuro-iv-3o-parte-la-nuova-scuola-fascista.html. Parece que os roteiristas do filme sobre a Montessori decidiram esconder a parte obscura de sua biografia…

  • Kelly says:

    Mariana a srta. Poderia disponibilizar uma lista de uma boa literatura infantil? (0 aos 6 anos) preferencialmente em português.

    Obrigada!

    • Mariana says:

      Olá, Kelly,
      Posso indicar alguns títulos, mas sugiro que entre em contato com a Luciana Lachance do blog “As Chamas do Lar Católico” (http://lucianalachance.wordpress.com/). Ela conhece muitos títulos que poderia indicar. Os que eu me lembro agora e indico fortemente:
      O livro dos heróis para crianças – Willian Bennett
      O livro das virtudes para crianças – Willian Bennett
      Histórias para aprender a sonhar – Oscar Wilde
      Um hino de Natal – Charles Dickens (adaptação de Cecília Meireles)
      O pinheirinho de Natal – Hans Christian Andersen
      Os livros escritos pela Condessa de Segúr, como “As Meninas Exemplares”

      Não são livros que a própria criança irá ler logo que alfabetizada, mas servem para os pais fazerem a leitura em voz alta diária.



Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *